Audiência Pública discute criação de Plano Municipal para combater violência a jovens negros

audincia_violencia_negros

Através de propositura do vereador Sargento Pereira Júnior (PSL) a Câmara Municipal de Anápolis debateu sobre a violência contra o jovem negro, durante uma audiência pública realizada na manhã desta sexta-feira (22/11). O principal objetivo foi discutir o Plano Nacional Juventude Vida, que trata do combate aos assassinatos à raça e a melhor inclusão dos negros na sociedade.

Sargento Pereira Júnior afirmou que o momento é oportuno para a discussão, pois nesta semana é comemorado o Dia da Consciência Negra (19/11). “Acabamos de aprovar a criação do Conselho Municipal da Igualdade Racial, projeto da vereadora Dinamélia Rabelo (PT) e isso já vai ajudar na criação do Plano Municipal que combata esse tipo de violência”, acrescentou o parlamentar.

Segundo informações de uma servidora da Diretoria da Mulher, pasta de Igualdade Social, do Município, Cintia Clara, Anápolis está inserida no quadro das 142 cidades com o maior número de assassinatos contra jovens negros. “Os dados são do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) e mostram Goiás entre os estados como o que mais mata negro no Brasil”.

Alguns dos vários pontos tratados no Plano Nacional estão trabalhar mais campanhas de conscientização contra o racismo e a inclusão e garantia de direitos dos negros. A vereadora Professora Geli Sanches (PT) destacou que é possível pensar em uma atividade para o município. “Anápolis já avançou muito nesta questão com várias ações, mas claro que podemos sempre fazer mais. Vamos sim estudar uma forma de implantar o Plano Municipal”, afirmou.

O presidente do Movimento Brasil Negro, Sebastião Gomes, informou que a luta contra a discriminação em Anápolis começou há 40 anos. “Em 2002 a Câmara Municipal aprovou a Lei que obriga cota de 30% para o negro em concurso públicos municipais. Várias outras entidades anapolinas têm se envolvido na questão da acessibilidade do negro no mercado de trabalho. São atitudes muito importante para o nosso Movimento”.

Após as explicações sobre o Plano Nacional Juventude Viva e vários relatos sobre a diferença racial em Anápolis, o vereador Sargento Pereira Júnior pediu a colaboração dos presentes para que o Plano Municipal aconteça de fato. “Vamos continuar a discussão, vamos nos reunir e não deixar isso aqui apenas em palavras. Queremos que essa ideia aconteça na nossa cidade”, encerrou.

Leave a Reply

Your email address will not be published.